História da Emei

             A escola iniciou as atividades em 06/02/2017, com um quadro composto de docentes contratados, sob a gestão da Sra Diretora Yamara Soares de Melo que deixou o cargo em   26/06/2017, sendo assumido pela Sra. Diretora Thaís de Oliveira Guerra Barbosa. Em 30 de janeiro de 2019, assumiu a direção da Unidade a Sra Diretora Cristiane de Souza, porém se afastou do cargo para exercer função em DRE, passando a ser substituída novamente pela Sra Diretora Thaís de Oliveira Guerra a partir de 22/03/2019, até 2021 quando após chamada de concurso, assumiu o Sr. Adriano Moura de Oliveira que permaneceu à frente da U.E até dezembro. No atual momento, a Unidade encontra-se sem diretor.

A escola está localizada na periferia da zona sul de São Paulo sendo a Modalidade de Ensino Educação Infantil, e os agrupamentos atendidos são Infantil I e II, crianças de 4 a 6 anos. A EMEI Jardim São Bernardo foi construída em um espaço que originalmente era uma casa e o terreno fica localizado sobre uma igreja e uma loja de móveis. A construção é feita com drywall, ou seja, paredes compostas de aço galvanizado e chapas de gesso que apesar de suas vantagens, é um sistema menos resistente a impactos que a alvenaria. O único espaço descoberto que a construção possui é um pequeno solário, ou seja, não possui parque e área verde. O imóvel é alugado e já passou por diversas melhorias, como a criação de brinquedoteca onde era a sala da CP, sala multiuso equipada com TV, projetor e tela, almofadas, mini-quadra no pátio coberto, criação de horta no solário, mas ainda necessita de mais adequações para oferecer maior conforto às crianças e adultos que frequentam o local, sendo que muitas dessas adequações estão fora de alcance da equipe gestora por serem questões estruturais, como por exemplo, a carência de área externa e parque.

A EMEI Jardim São Bernardo está inserido em uma comunidade localizada na periferia da zona sul de São Paulo – local marcado por carência no âmbito sócio–econômico, com algumas dificuldades oriundas desta carência como, por exemplo, moradia precária, sustento familiar insuficiente, falta de perspectivas profissionais, desemprego, violência, uso de drogas e doenças causadas em sua maioria por falta de saneamento básico, ausência efetiva dos pais na vida dos filhos, falta de lazer, qualidade ambiental e eventos culturais para comunidade.

A EMEI atende a uma comunidade oriunda de diferentes bairros: Vila Natal, Jardim Reimberg, Jardim São Bernardo, Jardim dos Manacás, Jardim Edda, Jardim Itatiaia, Santa Cecília. Diante disso cerca de, 9% dos alunos matriculados fazem uso diário do Transporte Escolar Gratuito, visto que os demais residem até 1,5 quilômetros da escola, porém a grande maioria segue a pé   para o deslocamento até a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário